Russ Hudson: The Pursuit of Presence – The Knowledge Project with Shane Parrish
Shane Parrish fez carreira como especialista em cybersecurity para a Agencia de Inteligência do Canadá e hoje é o empreendedor por trás do Farnam Street, um blog com 800.000 inscritos e que reúne o que já foi descoberto para ajudar as pessoas na tomada de decisão (o nome é em homenagem ao endereço da Berkshire Hathaway, de Warren Buffet). Seu trabalho sobre Modelo Mentais já é um dos livros mais vendidos dos Estados Unidos.
O canadense construiu sua rede com os investidores de Wall Street e atualmente ele próprio se tornou um, com o seu fundo Syrus Partners, que se define como um fundo de Longo Prazo para pequenos negócios da América do Norte. Sua trajetória foi matéria do New York Times e ele recentemente compartilhou um podcast com Ray Dalio.
Sempre que posso, escuto seu podcast. No episódio # 91, ele entrevista Russ Hudson, co-fundador do Enneagram Institute. dedicado a promover e desenvolver conhecimentos relacionados ao Enneagram, um símbolo de nove extremidades que representam as principais personalidades humanas.
Já vimos diversos modelos e testes de personalidade passando aqui no blog. Desde os super difundidos e abrangentes MTBI, BIG5, até outros mais focados em empreendedores, como o BP10. O Enneagram chamou minha atenção por sua capacidade de síntese e pela forma geométrica, que se assemelha a uma Rede Neural.
Vi que ele, além de muitas semelhanças com certos elementos de culturas ocidentais, tem certa validação pela academia e encontrei no Google Scholar, trabalhos em amostras válidas correlacionando o Enneagram com o MTBI e outros testes de personalidade.
O podcast, de duas horas repassa as origens do símbolo e o seu desenvolvimento pelos trabalhos de estudiosos da discute os usos e limitações da ferramenta e resume os perfis e comportamentos dos 9 tipos de personalidade.
Sua forma e simbolismo acabam levando a diversas interpretações, como por exemplo as 3 Tríades, que representam tipos de comportamentos:
8, 9 e 1: “Body Types”: comportamentos de ação
2, 3 e 4: “Heart Types”: comportamentos de emoção
5,6 e 7: “Head Types”: comportamentos racionais
Esses são comportamentos universais dos seres humanos. Todos temos os mesmos, em maior ou menor grau. Mas em nossas respostas automáticas, alguns predominam mais que outros. Além disso, cada um destes comportamentos pode levam a determinadas ações, com certas consequências, dependendo da situação em que se encontram. Em outras palavras, eles podem tomar um bom e mal caminho, dependendo de seu estado de presença (ou consciência) em relação a cada evento e sua resposta (de comportamento) quando ele ocorra.

Abaixo, um resumo em um parágrafo (caso isso seja possível); uma mistura de fontes: do lugar onde fiz o meu teste, de um site que usa o Enneagram especificamente para empreendedores e dos comentários no próprio podcast para cada uma das personalidades:
Tipo 1: O Perfeccionista (Reformer). São movidos pelo desejo de consertar o mundo. Frequentemente, abrem negócios em uma área do mundo que se sentem responsáveis por ajudar a melhorar. Seus negócios também podem apoiar uma causa social de alguma forma. Acima de tudo, o objetivo do Tipo 1 é fazer um trabalho moral, ético e feito de forma excelente.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Seu desejo por excelência e anseio por perfeição os impede de realmente completar as coisas. As coisas nunca são “perfeitas o suficiente”, então eles atrasam os prazos na esperança de melhorar o projeto um pouco mais. O problema é que isso pode durar para sempre.
- DICA PRÁTICA: os 1s precisam definir e cumprir prazos. A menos que haja um grande problema fora de seu controle que não tenha nada a ver com a melhoria do produto, seus prazos precisam ser inegociáveis. Devem se lembrar que é melhor fazer imperfeitamente do que desfazer perfeitamente e não ser visto por ninguém.
Tipo 2: O Ajudante (Helper ou Giver). O Tipo Dois deseja ser amado e encontra maneiras de ser útil para os outros, para que possa ser amado e ter sentido de pertencimento. Motivados pelo desejo de ajudar os outros e serem vistos como apoiadores altruístas, os tipos 2 são pessoas compassivas e amorosas que muitas vezes desempenham um papel de serviço ajudando diretamente seus clientes. Eles são os que têm mais conexão com pessoas entre todos os outros tipos, então eles adoram fazer seu trabalho centrado nas pessoas.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Às vezes, a necessidade de estar com as pessoas atrapalha o crescimento de seus negócios. Eles tendem a não ter limites e têm dificuldade em dizer não e podem ser obcecados por agradar as pessoas
- DICA PRÁTICA: os 2 precisam ter clareza cristalina sobre as metas de negócios para que seus limites já estejam definidos quando as pessoas lhes pedem para fazer algo que não apoia seus objetivos de longo prazo, mas parece difícil de dizer não no momento. O Tipo Dois precisa lembrar que seus objetivos são tão importantes quanto os dos outros e eles são dignos do investimento em seu próprio trabalho, mesmo que isso às vezes signifique não estar presente para os outros da maneira como estiveram antes.
Tipo 3: O Bem-sucedido (Achiever). O Tipo Três deseja ser bem-sucedido e admirado por outras pessoas, e está muito consciente de sua imagem pública. Impulsionados pelo desejo de ser e parecer bem-sucedido para os outros, os tipos 3 são totalmente dedicados ao trabalho. Tipo 3s se destacam em quase tudo que tentam e, uma vez que encontram o trabalho com o qual desejam se comprometer, se empenharão muito e continuarão a alcançar objetivos com as quais muitos outros somente sonham.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Há duas questões principais relacionadas ao trabalho para 3s – primeiro, eles podem facilmente mudar de empreendedor para workaholic. Quando o trabalho se torna obsessivo, os 3s podem facilmente cair em grande ansiedade e podem acabar perdendo relacionamentos ou o casamento no processo. Em segundo lugar, como a emoção de tirar uma tarefa de sua lista é tão revigorante, eles costumam escolher quantidade em vez de qualidade em seu trabalho.
- DICA PRÁTICA: os 3s precisam implementar uma estrutura para garantir que reservem tempo para o autocuidado (proposito, significado), a diversão e o relacionamento com as pessoas que amam. Enquanto os outros precisam se forçar a trabalhar (functional life, flow), os 3s precisam se obrigar a fazer pausas. Em segundo lugar, os 3s precisam diminuir o ritmo de vez em quando e lembrar que fazer uma coisa bem é mais eficaz do que fazer muitas coisas mediocremente.
Tipo 4: O Individualista (Individualist). O Tipo Quatro deseja ser único e viver a vida com autenticidade, estando altamente sintonizado com sua experiência emocional. Movidos pelo desejo de serem vistos como únicos e especiais, os Tipo 4 são incrivelmente talentosos em criar e contribuir com beleza para o mundo, geralmente em alguma forma de arte. Eles têm a capacidade de transformar o mundo em algo bonito e esteticamente agradável. Os 4s sentem profundamente e tendem a expressar isso em seu trabalho.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Embora a profundidade emocional dos 4s seja o que torna seu trabalho tão impactante, é também o que pode mantê-los paralisados. 4s tendem a comparar seu trabalho com o de outros e então se sentem menos e acabam gastando uma quantidade astronômica de tempo pensando sobre o passado, em vez do que está bem na frente deles.
- DICA PRÁTICA: pare de comparar. Faça isso ficando no momento presente, lembrando que construir um negócio de sucesso acontece na nossa frente, não atrás de nós ou ao nosso lado (enquanto olhamos para os outros).
Tipo 5: O Investigador (Investigator). Cincos buscam compreensão e conhecimento e se sentem mais confortáveis com dados do que pessoas. Como o número mais inventivo do Eneagrama, os 5s são capazes de ver problemas objetivamente e encontrar uma solução viável para corrigi-los. Eles tendem a preferir trabalhar sozinhos – eles não querem depender de outros ou ter sua energia esgotada por outros. Eles são pensadores críticos capazes, competentes e incrivelmente talentosos.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Por causa de quanto tempo passam em suas cabeças, os 5s são emocionalmente mais desligados entre todos os tipos de Eneagrama. Já que sabemos que grande parte da venda de nossos serviços, produtos, etc. é baseada em falar com a emoção do cliente, os 5s podem ter dificuldade em enviar mensagens para seus negócios de uma forma com a qual os outros se identifiquem ou se entusiasmem.
- DICA PRÁTICA: Encontre alguém com talentos diferentes e que possa ajudá-lo a preencher as lacunas em seu negócio, especificamente em mensagens e marketing. Reúna-se com esse amigo / pessoa / colega pelo menos duas vezes por mês e deixe-o ajudá-lo.
Tipo 6: O Cuidadoso (Skeptic ou Loyalist). Seis estão preocupados com a segurança, buscam proteção e gostam de estar preparados para os problemas. Embora a maioria dos Seis prefira ser o segundo no comando, não o líder máximo, os empreendedores Tipo 6 usam seu trabalho árduo, mentes detalhadas e coragem interior para expandir seus negócios. Eles são movidos pela necessidade de se sentirem seguros e protegidos e tendem a ser líderes confiáveis.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Os Seis têm um “comitê interno” em suas mentes. É como se seus cérebros tivessem uma reunião do conselho sobre cada decisão em mãos. Embora isso permita que eles reflitam sobre as coisas completamente, também os leva à paralisia da análise e incapazes ou indispostos de tomar decisões ou agir.
- DICA PRÁTICA: Tire seus pensamentos da cabeça! Depois de retirá-los, você pode classificá-los e tomar uma decisão lógica e objetiva. Externalize as opiniões do comitê interno e, em seguida, tome a melhor decisão objetiva para o seu negócio.
Tipo 7: O Entusiasta (Enthusiast). Os 7 querem se divertir e se aventurar o máximo possível e ficam entediados facilmente. O Tipo Sete adora ser empreendedor porque fica no comando de seu tempo. Tipo 7 não gosta de ouvir o que fazer ou de ser restringido, então ser o próprio patrão é bastante atraente. Os 7s são visionários apaixonados e podem deixar as pessoas entusiasmadas com o produto mais ridículo com sua energia otimista, divertida e criativa.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Eles lutam com qualquer coisa que não seja divertida, então os detalhes do negócio que parecem “ruins” muitas vezes são deixados de lado. Eles também adoram começar as coisas, mas ficam entediadas e as deixam inacabadas.
- DICA PRÁTICA: Sanduíche! Aprenda a intercalar tarefas chatas entre as divertidas e recompense-se com tempo extra em um projeto divertido depois de fazer algo que parece muito ruim. Coisas “chatas” muitas vezes ainda são importantes para o sucesso geral dos negócios, então colocá-las entre coisas divertidas o ajudará a fazer o que precisa ser feito sem odiar sua vida!
Tipo 8: O Desafiador (Challenger). Oitos se consideram fortes e poderosos e buscam defender aquilo em que acreditam. O tipo mais apaixonado e energético do Eneagrama, os 8s têm um fogo que arde bem no fundo, que os leva a conquistar tudo o que está entre eles e o que desejam. Seu coração – bem no fundo – é terno e frequentemente desempenha um papel na missão de seu trabalho. Frequentemente, lutam para proteger algo que é importante para eles.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: os 8s tomam decisões a partir de seus instintos – é instintivo. Eles geralmente não param para consultar suas mentes, sentimentos ou qualquer outra pessoa. Às vezes, essa ação imediata é ótima. Outras vezes, quando eles estão trabalhando com outras pessoas, sejam colegas ou clientes, saem como arrogante, controlador e dominador.
- DICA PRÁTICA: Aprenda a respirar profundamente antes de reagir. Como você costuma ter dificuldades para ler uma sala, faça contato visual com uma pessoa de confiança na sala e deixe-a interpretar o que sente por você. Alguém se preocupa com essa decisão? Não, então vá em frente! Existem opiniões muito fortes, sentimentos sensíveis em torno deste assunto? Sim? Em seguida, desacelere e cuide de seu pessoal antes de agir. Se os 8s desejam manter sua influência, as pessoas que estão tentando liderar devem se sentir cuidadas.
Tipo 9: O Pacificador (Peacemaker). O Tipo Nove gosta de se manter discreto e deixar que as pessoas ao seu redor definam a agenda. Os 9s têm a capacidade única de ver as coisas de várias perspectivas, mesmo muitas vezes às custas das suas próprias. Eles têm a menor quantidade de energia de todos os tipos e não tendem a ser tão ambiciosos, mas quando um Tipo 9 realmente define seu sonho e acredita que é digno de fazê-lo acontecer, eles podem ser líderes incríveis e positivos.
- PONTO CEGO / PROBLEMA: Embora tenham grandes ideias, os 9s muitas vezes lutam para acreditar que seus sonhos são dignos de atenção ou que realmente importam. Os 9s tendem a ser bastante passivos na vida e pode ser difícil encontrar confiança e energia consistente.
- DICA PRÁTICA: Rotinas constantes, especialmente no período da manhã, podem ser uma virada de jogo para os Tipo 9s. Há um ditado que reflete a Lei da Inércia: “Um 9 em movimento permanece em movimento. Um 9 em repouso permanece em repouso. ” Se o Tipo Nove puder se levantar de manhã, colocar o corpo em movimento e ainda assim deixar a mente um pouco em repouso, isso o manterá em movimento durante o dia. Uma manhã lenta geralmente significa um dia lento.
Os 9 elementos têm facetas positivas e negativas e precisam ser analisados com cuidado, principalmente para não cair em armadilhas como simplificação e categorização. Russ Hudson remarca que todos nós temos tendências a certos tipos, mas não precisamos ser definidos por eles. “Temos os tipos (de personalidade), mas não somos os tipos”. Conhecer os seus tipos te ajuda para saber com que tipo de tendências comportamentais você irá se enfrentar na sua vida. Isso não significa que você tenha que obrigatoriamente se comportar da forma automática.
Você pode escolher como reagir aos eventos que te sucedem, como nos mostraram Daniel Goleman e David Eagleman, não podemos controlar as coisas que acontecem com a gente, mas podemos controlar nossas reações a elas. Hudson chama esta habilidade de Presença. Estar atento a sua personalidade automática, se conhecer, e usar ou não suas habilidades intrínsecas, dependendo da circunstância. Um conceito similar a coragem preparada de Cortela, ou dos talentos do Dr Clifton.
Todos estes estudiosos da natureza humana estão nos dizendo, que antes de tentar descobrir se existe uma personalidade específica ou mais adequada para empreender (ou exercer qualquer outra atividade humana), o mais importante é a “presença” ou “consciência” que a pessoa tem em relação a si mesma e suas potencialidades; e como elas devem ser controladas, complementadas ou estimuladas, dependendo dos desafios que terão que enfrentar.
De alguma forma o Enneagram pode ser lido como um esquema simplificado do ego humano (que nos torna vivos), e de suas armadilhas. O ego pode ajudar ou atrapalhar, dependendo do seu conhecimento sobre ele, de sua presença.
Um papo que parece filosófico, mas que tem implicação pratica na gestão de empresas, governos e outras formas de associações humanas, e claro com muito mais chances de impacto no âmbito individual.
De todas as formas, sempre serve como reflexão.
Faça o teste e veja se o resultado bate com o que você imagina.
Entender o Enneagram de cada empreendedor, do grupo de empreendedores, do time e como eles interagem e tomam suas decisões pode ser uma ferramenta interessante para gestão de negócios
“Acho que é especialmente bom para coaching executivo e desenvolvimento de liderança. É uma espécie de formação de qualidades necessárias para que as pessoas sejam eficazes em qualquer tipo de papel de liderança nas organizações. E também acho isso muito bom para a construção de equipes.” Shane Parrish, no seu blog, com comentários a respeito do Enneagram.
