A Relação entre a Personalidade Empreendedora e o modelo The Big Five de traços de personalidade

A Relação entre a Personalidade Empreendedora e o modelo The Big Five de traços de personalidade

Leutner, F.; Ahmetogolu, G.; Akhtar, R. and Chamorro-Prezumic, T.

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0191886914000622

Neste paper de 2014, publicado pela Elseveir, os autores deixam clara a relação entre o sucesso empreendedor e determinados traços de personalidade. Não é uma hipótese nova, nem tampouco unânime, como temos vimos aqui pelo blog. Entre aqueles alinhados aos autores do paper. se todos concordam (e provar) que esta relação existe, quais são os componentes da personalidade que a explicam variam de forma importante, principalmente nos modelos de personalidade considerados mais abrangentes, como o Big 5.

Desta vez, segundo os autores, os traços de personalidade abrangentes que explicam o sucesso empreendedor são a Extroversão e a Agradabilidade, sem correlações importantes em Abertura a Experiência e maior Estabilidade Emocional (Neuroticismo), justamente as variáveis mais explicativas segundo a meta análise realizada por Kerr et All.

Mas, o que será que explica tanta variação entre os diversos estudos?

Em primeiro lugar, está na definição de Empreendedor ou atividade empreendedora. Alguns estudos, definem o empreendedor simplesmente como donos de empresas. Para outros, como neste paper da Universidade de Londres, “empreendedorismo é definido como um comportamento relacionado a criação de valor através da exploração de oportunidades de forma inovadora”, conceito similar ao de “criador de energia econômica”, do Instituto Gallup, que também montou um modelo preditor (e medidor), do sucesso empreendedor.

Depois, está a definição de traços de personalidade. Ela pode ser mais abrangente e genérica como no modelo Big-5, que inclui os traços básicos de personalidade humana: Abertura (Openess), onde estão presentes o intelecto e a imaginação, Consciência (Conscientiousness), Extroversão (Extroversion), Concordância (Agreeableness) e Equilíbrio Emocional (Neuroticism), ou mais especificas e diretamente relacionadas às atividades empreendedoras.

No caso deste paper dos investigadores ingleses, se denominou um construto de 44 itens de META (Measure of Entrepreneurial Tendencies and Abilities), algo como uma “Medida de Propensão e Habilidades Empreendedoras”. Ele é composto por quatro dimensões:

  1. Proatividade Empreendedora (por exemplo, “Eu sou rápido para identificar oportunidades lucrativas”),
  2. Criatividade Empresarial (“Em trabalhos em grupo, eu normalmente tenho as ideias mais inovadoras”),
  3. Oportunismo Empreendedor (“Eu tento aproveitar cada oportunidade lucrativa que eu vejo”) e
  4. Visão Empreendedora (“Eu quero fazer a diferença para o mundo”).

Finalmente, além da definição de empreendedor (ou empreendedorismo) e dos traços de personalidade aplicados (mais abrangentes ou mais específicos), também vemos muita variação na definição de sucesso de cada empreendedor.

O que é sucesso para as pessoas que empreendem no mundo corporativo (empreendedor corporativo), no mundo de organizações sociais (empreendedor social) e no mundo das startups (empreendedor inovador)? O que eles têm em comum e o que tem de diferente?

Para responder a estas perguntas, ao invés de uma métrica empírica, como poderia ser o faturamento da empresa, a quantidades de colaboradores, a idade do empreendimento, o valor de mercado, etc, elaboraram uma nova lista de perguntas buscando entender, na opinião dos próprios respondentes, o que é sucesso empreendedor no mundo corporativo, nas organizações sociais ou no mundo da inovação.

A partir daí, os autores correlacionaram os três blocos de variáveis (Big5, META e Sucesso Empreendedor) para investigar a capacidade de antecipação ou de predição do sucesso empreendedor.

Chegaram à conclusão que o META prediz o sucesso empreendedor, assim como o BIG5; da mesma forma que idade prediz riqueza (como também aponta o relatório de Desigualdade de Renda, construído pelas Nações Unidas). De forma um pouco menos efetiva, a Agradabilidade (A) – variável muito relacionada ao ambiente, seria o único preditivo de TEA dos traços de personalidade mais abrangentes do Big5.

Validaram os modelos de personalidade BIG5 e META como preditores do sucesso empreendedor.

“Nossos resultados revelam que a personalidade prediz resultados de sucesso empresarial além da criação e sucesso dos negócios, e os traços estreitos de personalidade são preditores mais fortes desses resultados em comparação aos traços gerais.”

Seguimos investigando…

Definições-chave:

Empreendedor

Personalidade / tarefa

Sucesso

“Nenhuma das outras cinco grandes dimensões previu significativamente sucesso empresarial quando META e variáveis ​​demográficas foram incluídos no modelo.”

“…Mostra que os traços que coincidem com o tarefa do empreendedorismo são melhores preditores de sucesso empreendedor do que traços amplos de personalidade.”

“100% dos problemas do futuro serão problemas de software!”, do Founder Fund, que está em outra estratosfera e não tem relação direta com o paper… será?

1 comentário

Deixe um comentário