O Banqueiro

O Banqueiro

George Nolfi – Apple TV

O filme foi lançado este ano e é uma das primeiras apostas da Apple na produção de conteúdo próprio. Ele conta a história de um empreendedor revolucionário que tinha um sonho e o perseguiu incansavelmente, contra todos os percalços, alguns deles já quase inimagináveis para os dias de hoje, como as leis de segregação racial nos Estados Unidos. Em um período em que os negros não podiam nem entrar em bancos, dois deles resolveram comprar um. Não só captavam os depósitos de brancos, mas ainda os emprestavam para negros. Somente imaginar algo assim naquele contexto seria quase heroico, cinematográfico.

Bernard Garret, interpretado por Anthonie Mackie, uma cara conhecida dos filmes da série Os Vingadores, cresceu com uma curiosidade para entender como as pessoas ganhavam dinheiro. Tinha desde a infância um talento natural por números. Era um gênio, segundo sua esposa. Além disso, apresentava “confiança impressionante” e muita ambição. Ele fez dinheiro com imóveis em Los Angeles, comprando casas em bairros brancos e vendendo para famílias negras de classe média.

“Uma das peças para o sucesso, para construir riqueza, é patrimônio. Você tem que ter propriedades. Por isso o ramo imobiliário (real estate) é tão importante”

E, quando tudo parecia bem, ele voltou ao seu Texas natal para comprar o banco da sua cidade. Um banco, a “base do sonho americano”, a “outra face do mercado imobiliário” e o símbolo máximo da supremacia econômica, até aquele momento, exclusividade dos brancos nos EUA.

Sua motivação não era mais somente ganhar dinheiro e suas decisões não eram mais puramente racionais, como eram no começo. Com a ajuda de uma espécie de “investidor anjo”, outro empreendedor negro – Samuel L. Jackson, no papel de Joe Morris, de sua esposa, apoiadora incondicional e um “laranja” branco, montaram uma equipe e um plano para execução da complicada estratégia.

Alguns podem interpretar que suas decisões tenham sido altruístas e corajosas. Outros, que ele somente enxergou uma outra oportunidade de negócios. O fato é que ele desafiou o que estava estabelecido, mudou a sua realidade e a de várias pessoas a sua volta.

Garret foi levado ao júri do Texas acusado por supostas operações de credito fraudulentas e em no seu discurso de defesa declarou que “…tinha o desejo de retornar a Houston, Texas, o lugar em que nasci, para dar esperança aos negros, para os quais o acesso a empréstimos imobiliários era muito difícil”

A história do banqueiro é mais um exemplo de como um empreendedor cria energia econômica do nada, às vezes em um ambiente totalmente adverso e contra todas as probabilidades. Nestas circunstâncias, somente a combinação de muita garra empreendedora, somada a uma inteligência fora da curva, permitem ultrapassar todas as barreiras rumo a seu objetivo.

Boa história, pouco conhecida do público, resgatada pela Apple. Boa pedida pro final de semana.

bernard_garret

1 comentário

Deixe um comentário