Walt before Mickey
Khoa Le
Este filme de 2015, do diretor Khoa Le, conta a história de Walt Disney, um filho de um empreendedor fazendeiro que perseguiu seus sonhos de infância até tornar sua produtora de animações em uma das marcas mais conhecidas e respeitadas de todos os tempos. De alguma forma, lembrou a história do meu avô. Que também foi empreendedor do ramo de criação de conteúdo (tinha fábrica de figurinhas que davam prêmios) e em um momento da vida, decidiu que nunca mais trabalharia para outras pessoas.
A trajetória de Walt é uma história de humildade, perseverança, luta e sonhos.
Traz valores importantes. Alguns deles que vem de fábrica, outros são adquiridos através dos pais ou familiares, na criação. Outros temos que buscá-los, adquiri-los nos altos e baixos da vida.
O velho Disney, pai, deixou como legado para o filho ensinamentos de trabalho duro e persistência: “Sempre termine o que começou e tudo o que for fazer, faça bem feito”. Sozinho, aprendeu que “sentimentos de decepção podem servir como novos começos”. Com pouco mais de 17 anos, quebrou sua primeira empresa, a Laugh-o-Gram e pediu ajuda. Percebeu que precisava se aliar com habilidades diferentes das dele: montou um time que estava disposto acompanhá-lo no sonho.
Como quase todas as empresas que mudaram o seu setor, os estúdios Disney lançaram várias inovações para a época (início da década de 20, do século 20, ou digamos, um século atrás…). Primeiro, começaram a fazer animações para situações do dia a dia, agregando o humor como uma característica dos filmes. Depois, misturou filme com animação, em uma história da Alice, de Lewis Carroll. Este foi somente o começo de uma sucessão de personagens e histórias espetaculares.
Outra inovação que acabou sendo totalmente transformadora, foi contratar mulheres para a arte final dos desenhos. Além de mais detalhistas para a tarefa, elas estavam entrando no mercado de trabalho e tinham menores pretensões salariais (estavam felizes só de terem uma oportunidade de trabalhar). Da primeira leva de novas colaboradoras, saiu a futura Sra. Disney.
Um líder com visão e paixão para levar adiante um sonho, um bom time, boas doses de inovação e o timing correto. Uma receita quase infalível para montar uma empresa de sucesso. Isso não basta para mantê-la no topo. Mas, esta já é uma outra história…
“Sonhos não se tornam realidade sem uma série de fracassos… e esperas” Walt Disney
Um filme do Gato Felix, principal sucesso e concorrente na época do lançamento da Disney:

