Empreender até os 90
Tito Loizeau
O autor argentino conseguiu mudar o chip de sua mente e se adaptou a um mundo que se transformou. Aquele paradigma de fazer uma carreira, trabalhar até se aposentar e desfrutar a vida sem ter que trabalhar não existe mais. No livro, ele parte do exemplo do seu próprio pai, que ficou contando os anos para se aposentar e realizar os sonhos de uma existência. E quando chegou finalmente o momento esperado, adoeceu e morreu. Não tinha mais energia e motivação, se sentia inútil e acabou entrando em depressão.
Este parece ser o destino de toda uma geração. Quantas pessoas você não conhece que têm como projeto de vida trabalhar e se aposentar? Este modelo está falido, seja do ponto de vista dos sistemas de previdência (em crise em quase todos os países do mundo), seja do ponto de vista de projeto de vida, como no exemplo do pai de Tito e de tantos outros que todos devemos ter de familiares ou conhecidos.
Cada vez mais veremos gente trabalhando de forma autônoma, de qualquer lugar do mundo, em projetos específicos, com começo meio e fim, de forma colaborativa, sem chefe, sem controle. Quem liderará este processo serão os empreendedores, aqueles com as ideias, a coragem, a persistência e paixão necessárias para coordenar os recursos e levar os projetos a cabo.
Neste contexto, o que propõe o autor é a busca de uma vida equilibrada, que tenha espaço para exercícios físicos, boa alimentação, tempo com amigos e família e horas suficientes de sono, o que somente se conseguiria via o caminho do empreendedorismo. Ter um negócio que gere renda e caminhe com uma equipe, com pouca intervenção do fundador. Mundo ideal, sonho de muita gente.
Recomendação de Tito. Comece o quanto antes! Não importa a idade, seu momento de vida. O Caminho é um só: empreender! Então, comece. Este é o primeiro passo. Você vai ter que se dedicar mais no começo, mas depois que armar um time motivado que esteja alinhado e com propósitos compartilhados.
Desde o começo, trate de separar seu tempo de modo racional até que 20% do seu esforço gere 80% de seus resultados. Alinhe seu foco, monte sua rotina e não saia dela até conseguir os objetivos. Seja disciplinado em manter a rotina. Mas, ao mesmo tempo, não deixe passar oportunidades para aproveitar sua vida. O segredo é desfrutar o caminho.
A visão de Tito é meio ideológica e começa a configurar-se como o sonho de muita gente. Se é para sonhar, sonhe grande, como dizia o Jorge Paulo Lehman.


1 comentário