
Ariel Arrieta é um empreendedor e investidor argentino da nova geração, gestor de um fundo de Venture Capital, que fundou e vendeu várias empresas na América Latina. No seu livro “O Senso Comum Empreendedor”, em tradução livre, ele dá dicas de como mudar o seu mindset e adequá-lo ao que ele chama de senso comum empreendedor. Ele parte do princípio de que tomamos decisões e fazemos escolhas de forma automática, baseado no senso comum de cada um. Faz provocações interessantes, de como devemos refletir e repensar nossas atitudes, nossa filosofia de vida e, a partir daí, reorientar nossas escolhas e nossas decisões.
A reflexão de o que somos, o que queremos e como tomamos decisões no dia a dia são fundamentais para uma vida mais produtiva e, ao mesmo tempo, mais feliz: “nossos valores orientam nosso comportamento”. Este conceito serve para qualquer um, independente da profissão, do momento de vida e de seus objetivos. E também para aquele que decide empreender.
Mas, será que qualquer pessoa pode mudar seu mindset inicial, seu senso comum ou seus valores para empreender? Segundo o autor, sim. Vejamos o seu perfil de empreendedor.
Em primeiro lugar, os empreendedores se dedicam a resolver problemas. Mais especificamente, em fazer coisas para resolver problemas. O empreendedor é uma pessoa de ação, um criador. No mundo empreendedor, portanto, prevalecem, o pragmatismo, a análise e os fatos.
Para atingir estes objetivos, a primeira característica que diferencia os empreendedores dos demais mortais é o otimismo. “Sem otimismo, é impossível apostar em um futuro melhor, a essência de qualquer projeto ou empreendimento. ” A segunda característica é o atrevimento. Uma mistura de coragem e confiança para fazer algo novo, para desafiar o status-quo. Estas duas características – otimismo e atrevimento –, segundo Arrieta, seriam naturais para qualquer pessoa que decide empreender. Tanto para os que fracassam, quanto para os que tem sucesso.
Já os empreendedores de sucesso precisariam ainda ter uma capacidade para trabalhar em equipe, colaborar, compartilhar esforços e somar talentos. Isso significa, por exemplo, ter a empatia suficiente para não deixar que a ambição, a autoestima e a confiança acabem transformando-se em arrogância. Ter um “ego saudável” e não deixar que a insegurança, a vaidade e a mesquinhez impeçam a equipe de conseguir alcançar os objetivos.
Outro elemento fundamental para o êxito em empreender é a paixão. Esta paixão é uma forca que muitas vezes supera a racionalidade, que te faz passar por cima dos obstáculos e seguir adiante rumo ao objetivo. Esta energia é testada quase sempre no segundo ano de um empreendimento, quando o dinheiro e a confiança dos que estão ao redor parecem se acabar e o empreendedor precisa encontrar forças para continuar lutando e acreditando em seu projeto.
Repassando um pouco estas características, começo a pensar nas diferenças entre dom e habilidade; entre características natas e outras que podem ser desenvolvidas ao longo da vida. No livro, o autor defende a ideia de que todos têm a capacidade de escolher o seu próprio destino e, portanto, de que seriamos capazes de incorporar esta forma de pensar e agir dos empreendedores e partir para a tarefa de iniciar um novo negócio.
Seu outro livro “Aprender a Empreender”, também não publicado no Brasil, e que ainda não tive a oportunidade de obter, pois não está disponível aqui no Uruguai, deve trazer outros exemplos e argumentos para esta linha de raciocínio.
Otimismo, atrevimento, coragem, capacidade resolutiva, empatia, persistência. Todas estas características, na minha opinião, não parecem triviais de serem incorporadas em pessoas com qualquer perfil do dia para a noite. Não tenho dúvidas de que estas mudanças são possíveis de se conseguir, desde que se aplique o esforço necessário para isso. Mas, dependendo do tipo de pessoa, desenvolver todas elas ao mesmo tempo sem ter um dom natural, me parece um pouco otimista demais.
Eu continuo investigando.
E vocês, o que acham?
Qualquer pessoa seria capaz de desenvolver o senso comum empreendedor para mudar seu comportamento e ajustar suas tomadas de decisão?
![9789871941469[1]](https://ocerebroempreendedor.com/wp-content/uploads/2018/11/97898719414691.jpg?w=196&h=300)


5 comentários